Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

CONTACTOS

STEC
HORAS LIVRES
PASSADIÇOS DO PAIVA – NATUREZA EM ESTADO PURO
2016-05-30

Uma viagem a um passado com mais de mil anos de História


Apesar da atividade se encontrar agendada para o dia 19 de março, e tendo em conta as previsões climatéricas para a data, foi programada a mesma para datas futuras. Devido à afluência de inscrições este passeio foi efetuado em dois sábados distintos, tendo sido o primeiro a 2 de Abril e o segundo a 7 de Maio. No total contámos com a participação de 180 colegas e familiares.
 

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. Foram 8 km que proporcionaram um passeio, rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O percurso estendeu-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, no meio do percurso a Praia do Vau.

pass_paiva_01
pass_paiva_02 

Iniciámos a caminhada, pelas 10h, com concentração na Praia do Areinho. Alguns colegas foram em veículos próprios, no entanto, para os que preferiram, foi proporcionada a deslocação em autocarro desde Porto e Lisboa.

pass_paiva_03
pass_paiva_04
Todos partiram com boa disposição e muita vontade de superar o desafio, e apesar do início apresentar uma escadaria imponente de mais de 1 Km a dificuldade foi ultrapassada da melhor maneira, com muita calma e cada um ao seu ritmo.

A meio do percurso, na Praia do Vau, não faltou o reforço de pequeno-almoço retemperador das forças para finalizar a caminhada.


pass_paiva_05
pass_paiva_06
Este passeio pedestre teve a duração aproximada de 3 horas e meia e no final, com a fome já a apertar, seguimos para o restaurante “Casa dos Bifes Silva” onde nos foi servido um magnífico almoço, o fabuloso “Bife à Alvarenga”, sem faltar outras iguarias locais.

pass_paiva_07 

Após a refeição já tardia, onde houve sempre bastante convívio e partilha de experiências, demos por finalizado este passeio pelas 17h, seguindo-se o regresso animado nos autocarros.


Foi, portanto, uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficou, com certeza, no coração e na alma de todos os participantes.


Esperamos por todos (e mais alguns) nas próximas iniciativas.

TopoIr para lista