Sábado, 23 de Setembro de 2017

CONTACTOS

STEC
HORAS LIVRES
A MAGNÍFICA PAISAGEM PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
2015-11-19

Vinhedos vermelhos e amarelos em linhas ondulantes de socalcos do Douro.


Partimos para mais um passeio fotográfico, escolhendo por pano de fundo uma das muitas áreas magníficas do nosso Portugal, o Alto Douro Vinhateiro.

altodouro_01
O ponto de encontro foi marcado na vila de Tabuaço onde os 41 participantes foram chegando conforme a distância e disponibilidade de cada um permitia. As idades variadas e a proveniência de diferentes zonas do país em nada dificultou o convívio entre todos os participantes, irmanados no prazer de conhecer gentes e locais diferentes, assim como, no gosto pela tradição e gastronomia desta zona e sempre com a objetiva preparada para registar o momento.

Sábado de manhã iniciamos o nosso percurso, desta vez com um autocarro praticamente cheio, sempre com a boa disposição do nosso lado, onde, entre breves paragens para apreciação da paisagem e das vinhas que caracterizam esta Região nos dirigimos para o Pinhão. Daí partimos num lindíssimo barco rabelo pelo Rio Douro envolto em nevoeiro numa viagem de uma hora avistando quintas e vinhas.

altodouro_02
Após este passeio seguimos para a vila de Favaios onde aproveitamos para provar o delicioso vinho moscatel, comprar algumas recordações na loja da adega cooperativa de Favaios e almoçar num restaurante local. Após o almoço o sol rompeu com o nevoeiro tornando as vinhas em paisagens esplendorosas. Rumamos então à Quinta do Seixo, pertencente à Sandeman. Aqui desfrutamos de uma visita guiada onde, entre pipas e lagares aprendemos como se fabrica o Vinho do Porto e também outros tipos de vinho, e onde pudemos apreciar e saborear este maravilhoso néctar dos deuses perante uma vista fantástica sobre o rio Douro que a Quinta do Seixo nos proporciona.

altodouro_03
O jantar foi servido na vila de Tabuaço num restaurante onde os produtos locais não faltaram, desde o azeite ao queijo, passando pelo vinho, este restaurante promove orgulhosamente os produtores locais, onde nem a castanha da época faltou.

Na manhã de domingo seguimos em caravana com a bandeira do STEC a dirigir os participantes com rumo a Vila Nova de Foz Coa passando por S. João de Pesqueira. Durante o percurso ainda fizemos algumas paragens entre miradouros e vinhas para apreciar a paisagem recheada das cores outonais, merecedora e digna de verdadeiros quadros artísticos e fotógrafos amadores ou profissionais.

altodouro_04
Em Vila Nova de Foz Coa esperava-nos um delicioso manjar que nos preparou para a visita às gravuras rupestres do período do Paleolítico descobertas junto às margens do Rio Côa no início dos anos 90 do século passado. Nesta visita às gravuras não faltou uma emocionante viagem de Jipe e a explicação minuciosa dos guias que nos acompanharam.


Demos por terminado o nosso passeio após esta visita, onde ainda prevalecia a boa disposição e a vontade de voltar. Ficou a promessa de mais um passeio para breve, com a esperança que, da próxima o convívio e boa disposição continuem a ser a característica mais importante e predominante nestes passeios.


Esperamos por todos (e mais alguns) na próxima iniciativa, que será, preferencialmente rodeada por flores de cores primaveris.

 
 
TopoIr para lista