Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
ENCERRAMENTO DO ANO ESCOLAR
2020-06-26
Aos sócios do STEC,

Com fim do ano letivo agendado para dia 26 de junho, vários trabalhadores ficarão numa situação desesperante e angustiante dado que não têm onde deixar os seus filhos.
 
Com a pandemia do Covid-19, as tradicionais soluções que os trabalhadores detinham – recurso ao apoio de familiares, normalmente os avós e a habitual inscrição nos ATLs - estão agora fortemente dificultados.
 
Os avós (a 3ª idade) - o seu contributo é hoje particularmente desaconselhável, por óbvias razões de fragilidade de saúde e de um acrescido risco de contágio.
 
Os ATLs, são também hoje uma solução muito limitada, dado que o seu número está drasticamente reduzido por decisão dos respetivos proprietários e outros fecharam mesmo portas, deixando todos aqueles que têm filhos menores de 12 anos, praticamente à deriva.
 
Um problema cuja resolução não depende diretamente da CGD, mas que ao revestir tão profundas implicações na prestação profissional dos trabalhadores, a Empresa para além de não poder ignorar, terá mesmo o dever de dar o seu contributo para uma solução, que poderá ser tão simples como autorizar que os trabalhadores nesta condição se mantenham em teletrabalho.
 
Esta solução não só teria implicações positivas para estes trabalhadores com filhos, como para todos os outros trabalhadores e Empresa ao garantir a manutenção do trabalho e o confinamento de um grupo de trabalhadores numa altura em que as medidas de mitigação do Covid-19 voltaram a ser mais severas, nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa.
 
Ora, apesar de se aguardarem decisões do Governo, que enquadrem este panorama de dificuldades reais, o STEC já alertou a Administração para este tema, mostrando disponibilidade em ajudar a encontrar soluções equilibradas e viáveis que resolvam este difícil e complexo problema, mas naturalmente contando com a participação da CGD nessas soluções.


A Direção
 
 
TopoIr para lista

img_geral_logo